top of page

II Conferência AESAS de Gerenciamento de Áreas Contaminadas - São Paulo, 2022

Atualizado: 10 de jan. de 2023



A CPEA marcou presença na II Conferência AESAS, a maior conferência de Gerenciamento de Áreas contaminadas da América Latina.

Realizada em São Paulo, na unidade de Santo Amaro do SENAC, o evento contou com a participação de mais de 1.000 inscritos.


Além de ser uma das patrocinadoras do evento, a CPEA, foi chefe da sessão de Avaliação de Risco à Saúde Humana e de Risco Ecológico, que contou a participação de pesquisadores como a Dra. Carol Kwiatkowski, da Universidade da Carolina do Norte, Dra. Júlia Carina Niemeyer, da UFSC, de profissionais do órgão ambiental (André Oliveira, da Divisão de Avaliação de Áreas Contaminadas e Reabilitadas da Cetesb) e do mercado ambiental, incluindo a própria CPEA, trazendo relevantes estudos de caso no tema para discussão. Os seguintes trabalhos foram apresentados pela CPEA:

  • Procedimento para avaliação de risco a saúde humana em áreas contaminadas por mercúrio elementar (apresentado pelo geólogo Braian Pavan);

  • Avaliação de risco ecológico nos rios Jacupiranguinha e Jacupiranga, no município de Cajati/SP (apresentado pela Dra. Mariana Masutti)

  • Avaliação do Potencial risco ecológico a corpo hídrico superficial por meio de transporte de plumas e inorgânicos em Água Subterrânea (apresentado pelo geólogo Igor Mello)

Ainda houve a apresentação dos seguintes painéis:

  • Avaliação de Risco Ecológico (screening level) para os sedimentos superficiais expostos após a dragagem de clean up do canal de Piaçaguera;

  • Medidas adotadas para Gerenciamento de Risco à Saúde Hu mana em Área Contaminada por Múltiplas Substâncias. Nesta apresentação, foi com grande satisfação que contamos com a presença do responsável legal prestigiando nosso trabalho.

Agradecemos a presença de todos que puderam participar do evento, que visitaram nosso stand e prestigiaram nossa sessão e painéis, a troca de informações foi enriquecedora. É motivo de grande satisfação poder contribuir e aprender com a disseminação de conhecimento, novas técnicas, metodologias e ideias no setor.




78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page