5 benefícios ESG para empresas
ESG é uma política que ajuda as empresas a atrair investidores, fidelizar clientes, melhorar o desempenho financeiro e tornar as operações comerciais sustentáveis.
Agora, mais do que nunca, o sucesso e o crescimento de um negócio estão diretamente ligados a uma sólida estratégia ESG. De acordo com a Bloomberg Intelligence, os ativos ESG globais podem ultrapassar US$ 50 trilhões até 2025.
Muitas vezes chamado de investimento sustentável, o ESG envolve a condução de negócios que fornecem valor de longo prazo sem produzir efeitos negativos no meio ambiente ou na sociedade. Uma boa estratégia ESG inclui fatores de sustentabilidade – como os esforços de uma empresa para reduzir sua pegada de carbono, tornar-se verde, incentivar a diversidade ou introduzir programas de bem-estar para os funcionários. Ele também se concentra nos esforços de sustentabilidade que mais importam para um negócio e são os mais fáceis de colocar em ação. Assim, uma estratégia ESG abre caminho para que uma empresa ganhe a confiança dos investidores, fidelize clientes, reduza os custos operacionais e melhore tanto a gestão de ativos quanto o desempenho financeiro.
Aqui estão cinco benefícios do ESG para as empresas:
1. ESG oferece uma vantagem competitiva:
As empresas participantes do ESG estão ganhando uma vantagem competitiva. Uma pesquisa recente da GreenPrint concluiu que 64% dos americanos estão dispostos a gastar dinheiro extra para comprar de empresas que promovem produtos sustentáveis.
As métricas ESG também são importantes para consumidores, funcionários, credores e reguladores. Líderes de empresas que trabalham para melhorar as condições de trabalho, promover a diversidade, retribuir à comunidade e se posicionar em questões socioeconômicas desempenham um papel importante no fortalecimento da marca de uma empresa.
2. Atrair investidores e credores:
A inclusão de relatórios ESG em relatórios de ganhos é uma tendência entre as empresas. Investidores e credores estão se tornando altamente atraídos por organizações que investem em ESG e usam divulgações ESG para esclarecer seus esforços de sustentabilidade.
As preocupações públicas causadas pela pandemia, mudança climática e uso indevido de recursos naturais estão forçando os credores a mudar suas lentes para negócios sustentáveis e eliminar aqueles com práticas ultrapassadas - como salários injustos, investimentos em combustíveis fósseis, métodos agrícolas insustentáveis e a fabricação de produtos não recicláveis. Ao fornecer uma visão abrangente de suas práticas, as empresas que oferecem investimentos sustentáveis em ESG podem influenciar a decisão de um credor de escolher um concorrente que ofereça um futuro sustentável com um perfil de baixo risco.
3. Melhora o desempenho financeiro:
O ESG não apenas torna um negócio favorável aos credores, mas também pode melhorar o desempenho financeiro geral de um negócio. Mesmo pequenos esforços em direção à sustentabilidade - como eliminar o uso de papel, reciclar ou fazer atualizações com eficiência energética - podem melhorar os resultados financeiros e o ROI de uma empresa.
Para acompanhar os programas ESG, as empresas devem rastrear as principais métricas - como consumo de energia, uso de matéria-prima e tratamento de resíduos - que eventualmente levam a contas de energia reduzidas e reduções de custos. As empresas que se mantêm em conformidade com o ESG têm menos exposição a multas, riscos e penalidades, o que afeta positivamente seus resultados.
4. Construir uma relação de lealdade com cliente:
Os consumidores socialmente conscientes de hoje querem saber o que as empresas que eles apoiam estão fazendo para um bem maior. Esses consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas que estão alinhadas com seus valores e são mais leais àquelas que tratam bem as pessoas.
As empresas que aderem aos princípios ESG podem reter e atrair mais clientes, sendo transparentes e comunicando efetivamente seus esforços ESG.
5. Tornar as operações da empresa sustentáveis:
As empresas que investem em ESG podem se sustentar e se adaptar a um cenário em constante mudança. Embora o ESG seja obrigatório apenas para empresas de capital aberto em algumas jurisdições, parece estar indo nessa direção também para o resto do mundo corporativo. As empresas que optam por ignorar as políticas ESG agora podem ter que lidar com elas mais tarde, na forma de questões legais, regulatórias, de reputação e de conformidade.
As empresas que integram adequadamente os princípios ESG em seu núcleo identificam oportunidades de economia de custos e desfrutam de baixo consumo de energia, redução do desperdício de recursos e redução geral nos custos operacionais.