top of page
HeaderServicos.jpeg

Gerenciamento de 
Passivos Ambientais

img_gerencioametno-passivos-ambientais.jpg
save-the-planet.png

A CPEA atua no gerenciamento de áreas contaminadas, em todas as etapas do ciclo de vida do empreendimento, de acordo com a necessidade do cliente e o status do processo perante o órgão ambiental.

handshake.png

Possui equipe altamente especializada, capaz de propor soluções adequadas às necessidades do cliente e promover a adoção das melhores tecnologias disponíveis na investigação e remediação de áreas contaminadas.

heal.png

A Equipe GAC CPEA atua em avaliação e investigação ambiental, monitoramento, auditoria, perícia e due diligence ambiental, plano de intervenção, remediação e reabilitação ambiental.

Gerenciamento de áreas contaminadas

A Equipe GAC CPEA atua em avaliação preliminar, investigação, avaliação de risco ecológico e à saúde humana, modelagens, plano de intervenção, remediação, monitoramento, auditoria, perícia e due diligence ambientais.

 

O Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) é um conjunto de ações de identificação, caracterização e implementação de medidas de intervenção em áreas contaminadas localizadas em uma região de interesse, com o objetivo de viabilizar o uso seguro proposto ou implementado em cada uma delas, culminando na sua classificação como Área Reabilitada para o Uso Declarado (AR) ao final do desenvolvimento das etapas do GAC (Manual Cetesb, 2021).

Principais Serviços

Avaliação
Preliminar

Investigação Confirmatória

Investigação Detalhada

Avaliação de risco ecológico e a saúde humana

Tem como objetivo geral identificar fatos, evidências, indícios ou incertezas que levem

a suspeitar da existência de contaminação  nos compartimentos do meio ambiente, gerada a partir de fonte de contaminação primária localizada dentro dos limites da área em avaliação.

Realizada em área classificada como AS, tem como objetivo geral de identificar situações que permitam confirmar ou não a existência de contaminação nos compartimentos do meio ambiente, gerada a partir de fontes de contaminação primária localizadas dentro dos limites da área em avaliação. 

Realizada em área classificada como ACI, tem como  objetivo geral a investigação detalhada das características da fonte de contaminação e dos meios afetados, determinando os tipos de contaminantes presentes com mapeamento tridimensional e quantificação desta massa no solo e água subterrânea.

Esta etapa subsequente a Investigação Detalhada tem como objetivo geral determinar quali e quantitativamente as chances de ocorrência de efeitos adversos à saúde humana e a organismos presentes nos ecossistemas, decorrentes da exposição a áreas contaminadas. Com base nos riscos aos bens a proteger.

Plano de
Intervenção

Remediação Ambiental

Monitoramento

Due Diligence

Nesta etapa são discutidas e justificadas as melhores alternativas de intervenção destinadas à reabilitação de áreas contaminadas, de modo a viabilizar o uso pretendido atendendo, considerando a mitigação dos riscos à saúde humana e o meio ambiente a níveis aceitáveis de risco.

Esta etapa é realizada conforme preconizado no Plano de Intervenção. Podem ser adotadas medidas de contenção ou isolamento da contaminação ou de tratamento dos meios contaminados visando a redução dos contaminantes a níveis aceitáveis. 

Um acompanhamento sistemático da situação dos recursos ambientais dos meios físico e biótico, visando a reabilitação ou manutenção da qualidade ambiental. Nesta etapa do GAC os contaminantes encontram-se abaixo das concentrações máximas aceitáveis, considerando-se as vias potenciais e reais de exposição;

Processo de averiguação das características ambientais de uma área, levando-se em consideração aspectos legais e técnicos a fim de levantar os passivos ambientais existentes. Para sua realização, há visita técnica de especialistas a área de interesse, análise documental e aerofotogramétrica, entrevistas, entre outras atividades 

bottom of page